segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

III Copa das Nações - Santana do Livramento


No dias 17 e 18 desse mês tive a oportunidade de, mais uma vez representando o IXC, jogar um grande torneio. Sem dúvidas o mais forte torneio que ocorreu nesse ano no Estado. O torneio que teve apoio da FUNDERGS (Fundação de Esporte e Lazer do RS), além de não cobrar inscrição, ofereceu hospedagem e alimentação - algo raríssimo em se tratando de xadrez brasileiro. 

Café da manhã em Santana do Livramento
Ao lado o árbitro do torneio e ao fundo o Pelotense Anderson Donay

O evento ocorreu na bilíngue Santana do Livramento e teve a participação de 51 jogadores de diversas nacionalidades que disputaram 15 rodadas de um xadrez duramente competitivo, mas sem grandes problemas para a arbitragem. Dentre os jogadores nada menos do que 9 Mestres Internacionais e 6 Mestres Fide. Os três melhores brasileiros da competição foram Allan Gattass em 6°, Alfeu Bueno em 11º e esse que vos fala que ficou em 15°.

Consegui fazer partidas muito boas contra os mestres contra os quais joguei. Alguns deles me escaparam no detalhe (como sempre) que foi o caso dos MIs Argentinos Pablo Barrionuevo (2336) e Cristian Dolezal (2433), outros jogaram com precisão invejável até que minha posição entrasse em Colapso como no caso de minhas partidas contra o MF Kevin Paveto e o MI Hernan Filgueira. 


Eider Cruz x MI Pablo Barrionuevo
Posição complicada para o MI

Minha melhor partida no torneio foi pela 12ª rodada contra o Bi-campeão Nacional Uruguaio Daniel Izquierdo (1992-2006).  Abaixo disponibilizo a partida para reprodução:


Infelizmente nesse fim de semana de puro xadrez, mais uma vez um torneio importante da FGX foi realizado na mesma data de outro torneio também importante. Mas a isso os jogadores gaúchos parecem que já estão acostumados. 

Gostaria de agradecer imensamente o apoio do IXC em mais essa empreitada em prol do xadrez. 

Maiores informações e demais fotos: 

                                                                                             


Um comentário: