sábado, 3 de setembro de 2011

Jogos Universitários Estadual - Ouro!

A competição aconteceu sábado passado, dia 27/08 e contou com a participação de 10 jogadores de diferentes universidades do Rio Grande do Sul. A UFRGS manteve a superioridade dos últimos anos e pela 4ª vez consecutiva conquistou ouro na modalidade XADREZ. A diferença foi que nesse ano o campeão individual, esse que vos fala, também é estudante da UFRGS e, portanto, terá a oportunidade de representar o Xadrez Unversitário Gaúcho nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiro) no início de Novembro em Campinas.


A surpresa do torneio foi o jogador Sergipano Arthur Patroclo (2124 FIDE) da UFPEL. Não o conhecia e não tinha nem ideia de sua força e estilo de jogo, portanto, era o jogador que eu mais temia dentro da competição. Como o torneio foi no sistema Shuring (vulgo todos contra todos), acabamos jogando na primeira rodada na qual sem grandes sobressaltos consegui garantir uma boa vitória, já que o ataque índio do rei do meu adversário não se desenvolveu como o esperado.

Na segunda rodada joguei contra outro forte Pelotense da UFPEL, Daniel Pertuzatti (2009 FIDE). Daniel cometeu grave erro já na abertura que me concedeu uma vantagem posicional suficiente para eu encaminhar a partida com segurança até a vitória.

Na segunda rodada eu já tinha vencido os dois jogadores que teoricamente eram os mais fortes da competição, mas ainda eu tinha que enfrentar mais 4 para garantir o título. Com certeza, esses quatro jogadores não iriam me facilitar as coisas, muito pelo contrário, jogaram firmes e destemidos, a fim de evitar a minha disparada. Na terceira rodada joguei contra o Giuliano da UNIFRA de Santa Maria mesmo. Jogando em casa, Giuliano de pretas conquistou o empate depois de ter alojado um cavalo inexpugnável em d5. Eu nada pude fazer para evitar.

Nesse momento minha vantagem para Patroclo tinha diminuido para 0,5 ponto já que ele havia vencido Pertuzatti e qualquer vacilo de minha parte poderia colocar tudo a perder. Na quarta rodada joguei contra Paulo Mendonça da UFRGS e venci uma boa partida. Na quinta, a mais tensa de todos, pois garantiria o título, joguei contra Guilherme Teixeira, outro companheiro da UFRGS. Saí, de brancas, com uma posição bastante ruim na abertura e concentrei todas as minhas forças para que ela não entrasse em colapso. A medida que o tempo ia passando o ponteiro do relógio do meu adversário, que queria muito vencer, ia subindo e no apuro de tempo cometeu um erro que não passou em branco e eu pude confirmar a vitória.

Como tudo que vale a pena, foi suada essa conquista. Será um felicidade para mim poder viajar para jogar um torneio bastante forte em Campinas representando a UFRGS e o Xadrez do Rio Grande do Sul. E quem sabe não é uma oportunidade de se iniciar um trabalho acadêmico de pesquisa sobre xadrez na educação.

Resultados Completos:

Categoria Masculino

1º lugar – Eider Tiago da Cruz – UFRGS
2° lugar – Arthur Ruiz Patrolo – UFPEL
3° lugar – Giuliano Machado – UNIFRA
4º lugar – Daniel Becker Pertuzatti – UFPEL
5º lugar – Paulo Renato Trisch Mendo – UFRGS
6º lugar – Guilherme Vargas Teixeira – UFRGS
7º lugar – Diego Homrich Moritz – UFSM

Categoria Feminino

1° lugar – Patrícia Porto Almeida – UFSM
2º lugar – Mitieli Majewski Correa - UNISC
3° lugar – Ana Caroline Lopes da Cruz – UFRGS

Resultado geral por instituição de ensino

1° lugar – UFRGS
2° lugar – UFPEL
3° lugar – UFSM

Um comentário:

  1. Parabéns pela conquista! Já dei parabéns outras vezes, mas sei que nunca é demais. Beijão!

    ResponderExcluir