quinta-feira, 5 de maio de 2011

Exercício IV

A posição abaixo ocorreu em uma linha de análise da partida jogada entre Marcio Bidigarai e Iuri Pasine na II etapa do circuito Oncosino de Xadrez realizado pelo Métropole Xadrez Clube. Ela é interessante no sentido em que nos faz pensar o quanto é tênue a linha entre o sucesso e o fracasso numa partida de xadrez, principalmente em torneios competitivos como esse no qual a pressão do tempo e a tensão da partida têm influência fundamental nas escolhas dos lances decisivos de cada jogador.

Márcio Bidigarai x Iuri Pasini
Metrópole Xadrez Clube, 2010

Já utilizei essa posição em duas aulas diferentes e foram muito produtivas. Jogam as brancas - a proposta é que o leitor interessado deixe suas idéias nos comentários, não necessariamente variantes, embora o ideal seja que a idéia venha acompanhada de uma possível variante que a coloque em teste.

Exercícios I, II, III

2 comentários:

  1. Bom, até agora calculei algumas coisas baseado na troca de damas, pensando da ideia de que a maioria das brancas na ala do rei, aparentemente, não consegue avançar enquanto as damas ainda estiverem no tabuleiro.

    1. Db3+ Dxb3 2. axb3

    agora analisei duas sub-variantes:

    2. ..., Rb4?! 3. g4 fxg4 {se 3. ..., Rxb3 4. g5! [para promover com xeque, do contrário a posição resultante deve empatar: 4. gxf5 c4 5. f6 c3 6. f7 c2 7. f8=D c1=D+] hxg5 5. fxg5 c4 6. g6 e a presença do peão h das brancas deve garantir a vitória) 4. hxg4 Rxb3 5. g5 hxg5 6. fxg5 c4 7. g6 c3 8. g7 c2 9. g8=D+ e deve ser empate, pois as negras têm peão do Bispo na sétima e o rei branco está muito afastado (não lembro exatamente quais são as casas críticas que o rei branco precisaria estar para ganhar, mas longe assim não deve dar.

    2. ..., c4! 3. bxc4 Rxc4 4. g4 Rd5! e o peão passado distante das negras lhes garante a vitória.

    Resumindo, até agora não achei nada de útil :P

    ResponderExcluir
  2. Não sou expert, mas o fato é que o peão branco de f está para cair com 1. ... Df1+, 2. Rh2 Dxf4+, assim as brancas podem tomar h6 já defendendo f4, a dama sairá um pouco do jogo, poderão perder a iniciativa, mas terão um contra-jogo através do peão passado de h, também podem jogar De8+ seguido de Db8, De5 também pode ser interessante.

    ResponderExcluir