sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto



Foi em São Paulo dessa vez a empreitada. Ainda não conhecia a cidade pessoalmente e acabei tendo uma surpresa muito boa. Viajei pensando que veria aquilo que nos mostram na televisão: congestionamento, estresse, helicópteros da polícia seguidos pelo Datena, nuvens de poluição, etc. Ou seja, uma cidade feia. Claro que fiquei restrito somente ao centro da cidade e que estávamos no meio de um feriadão e a cidade que vi não deve ser a mesma do dia-a-dia dos paulistanos, mas pelo menos pude perceber mais uma vez o quanto a televisão distorce os fatos e as imagens ao seu bel prazer. O que vi foram vias amplas e bem arborizadas, prédios e fachadas históricas, praças gigantescas que a vista não alcança onde termina e o mais incrível de tudo: a limpeza das ruas que causariam inveja a qualquer Porto Alegrense. Uma cidade onde eu moraria.

Do torneio fui sem saber muito o que esperar. Sabia que iria enfrentar jogadores muito fortes e desconhecidos pra mim - o que era uma desvantagem. Por outro lado eu devia ser o jogador mais desconhecido do torneio, já que raramente viajo para fora do RS para jogar e isso com certeza é vantajoso. Muito diferente do que é minha vida enxadrística em Porto Alegre. Gostaria de ter me preparado melhor na semana anterior ao torneio, no entanto a correria de faculdade, bolsa e as aulas de inglês que leciono, não me deixaram muita abertura para tal. O que eu pude fazer foi dar uma estudada breve nos meus adversários e verificar algumas linhas do meu repertório de aberturas (que não é muito brilhante, diga-se por passagem). O bom foi que fui para Sampa um dia antes do torneio e nesse dia então pude me concentrar e me preparar com mais calma.

O torneio, no geral, foi bom pra mim. Tirando os empates nas duas primeiras partidas que me fizeram começar perdendo bastante rating. No primeiro empate quase que não teve jogo. Joguei uma variante que há mais ou menos cem anos todos sabem que leva a empate e não deu outra. No segundo empate fiquei ganho após ter encaixado o b4, mas com muitos erros e muitos lances que muito bem mereceram interrogação tripla, acabei cedendo o empate. Uma pena.

Depois desse primeiro dia desastroso, tive que ter muita calma para que a lembrança dos resultados negativos não me afetassem psicologicamente. Na terceira partida peguei o jogador goiano Marceley e após ter saído com vantagem na abertura e contando com alguns erros do adversário, venci a partida num ataque de mate. Com dois em três já fiquei com mais ânimo e apesar que ainda estivesse perdendo rating, eu ainda continuava vivíssimo no torneio. Na quarta rodada peguei o classificado para final MF Bolivar (2286). Preparei bem abertura e acredito ter saído com vantagem, mas após o infeliz Te4 eu entro em complicações desnecessárias que dão vantagem pras negras. Nesse momento d6! ou Ca2 eram boas opções. No final pensei que eu poderia tirar algo da partida pelos peões passados em "d" e em "a", mas apurado no tempo, não percebi o leão f passado do meu adversário que derrubou o meu monarca.

Eider Cruz x MF Bolivar
Semifinal Brasileiro 2010


Na quinta e sexta rodadas vieram duas vitórias que me colocaram de volta no torneio. Na quinta contra o Ricardo Shutt (2143), numa siciliana muito estranha. Nunca tinha jogado contra 7. Df3, então tive que gastar bastante tempo na abertura, no entanto fiquei com uma boa posição e após um sacrifício equivocado do meu adversário, obtive uma posição vencedora, mas não sem susto, pela eminência do ataque na minha ala do rei com o a ameaça de g4. O bom é que ali eu tinha um Th8 na manga e fiquei tranquilo.

Na sexta partida veio a vitória que me valeu o torneio. O MF Aranha (2299) veio preparado pra enfrentar a mesma variante que joguei contra o MF Bolivar, desviando no quinto lance. Novamente tive que gastar bastante tempo na abertura em busca da melhor idéia e acabei achando, se não a melhor idéia, uma bem prática. Com e3-Ce2-Cc3-Bc4 e Td1 fiquei com uma posição muito segura e após algumas perdas de tempos do meu adversários (Th6-Tb6) venci a partida quase que naturalmente.

Logo após a sexta rodada pedi para tirar uma foto com a Bicampeã Brasileira 2009-2010 Vanessa Feliciano. O MF Aranha estava por perto e falou em tom de brincadeira, Não pode não, você acabou de vencer o mestre dela.

Vanessa Feliciano
MF Aranha à esquerda da foto.

Aproveitei também para tirar foto com o GM Fier e o MI Everaldo Matsuura.

GM Fier


MI Everaldo Matsuura

Depois da vitória na sexta rodada e do intervalo para as fotos, fui pra última rodada com chances muitos grandes, caso vencesse, de ficar entre os primeiros colocados do torneio. Teria sido uma façanha e tanto. No entanto, o MF Frederico Matsuura (2313) estava comandando as peças adversárias e venceu muito bem a partida, com sacrifício e tudo. O meu erro, novamente, foi não analisar a posição com objetividade, depois que senti a vantagem de espaço na ala do rei do meu adversário me preocupei excessivamente em me defender. No entanto, minhas peças estão bem articuladas no centro e eu conto com um cavalo bem colocado em d5, o bispo bem colocado na diagonal a8-h1. Ou seja, tudo pra oferecer uma boa resistência e inclusive pensar em colocar problemas para meu adversário. Mas não confiei no potencial da minha posição. O lance que inicia a derrocada é Te8. Ali já me preocupava em efetuar lances como Bf8 ou Cf8 pra segurar a ala do rei. Nesse momento um tranquilo Bb7 e Ta8, me conferiria bom jogo.

Com essa derrota fiquei apenas em 25º no torneio, empatado em pontos até o 15º, mas perdendo nos critérios de desempate. Foi uma boa experiência e foi um termômetro pra medir minhas possibilidades de agora em diante. Foi recém meu terceiro torneio FIDE e pude ganhar mais alguns pontinhos de rating.

Logo após o termino da última rodada, eu e o Rodrigo Borges fomos direto para o aeroporto pra aproveitar o ônibus que estava saindo rumo a Guarulhos e passamos a noite lá esperando o nosso voo. E depois de uma pizza sensacional e alguns pings cambaleantes acompanhados a cerveja, tivemos uma longa espera. Nessa espera já deu pra dar uma olhada nas partidas e analisar as besteiras que fizemos no aeroporto mesmo.


Guarulhos - novembro 2010


Links importantes

Emparceiramentos e resultados completos:

Visualizador com todas as partidas:



Nos próximos posts pretendo analisar algumas partidas jogadas na semifinal.
Abraço a todos!



4 comentários:

  1. Eider...parabéns...é isso ai...abração

    ResponderExcluir
  2. Parabens meu velho, só por jogar xadrez ja sou teu fâ, hehehheheheheh
    Alem de bom de bola é bom no tabuleiro...

    Mauro Anselmo
    http://rosilhomaleva.blogspot.com

    ResponderExcluir