quinta-feira, 4 de março de 2010

Torneio Festa da uva - Caxias do Sul


Neste sábado e domingo (6 e 7 de março) estarei jogando em Caxias do Sul o tradicional torneio da festa da uva. Essa edição promete ser a maior de todas, com a presença da maioria dos melhores GMs brasileiros e de GMs estrangeiros, com destaque todo especial para o Ucraniano Vassily Ivanchuk, um dos melhores jogadores do mundo em atividade e certamente um dos maiores gênio da história do xadrez. Ivanchuk tem permanecido desde 1988 entre os top players, vencendo, por exemplo, três vezes o torneio de Linares e alcançando diversas vezes o segundo melhor rating do mundo. Muitos dizem que seus nervos nos momentos decivos o impediram de ser um forte candidato ao título mundial.

Sou acostumado a seguir esse jogador pela internet e admirar seu jogo, principalmente porque não se sabe o que esperar dele. Suas atuações muitas vezes beiram ao sublime, mas em algumas ocasiões deixam muito a desejar. Na metade de 2009, depois de uma série de atuações ruins, foi parar em 30° no ranking mundial, mas logo recuperou o seu posto entre os top-10.

Poderemos presenciar as famosas excentricidade de Chucky, como também é chamado, tal como olhar para o teto ou para as paredes com olhar vago enquanto calcula as variantes, ou dobrar o cheque simbólico da premiação para caber no bolso. Para mim será uma grande felicidade poder vê-lo jogar de perto, já que uma chance dessa é muito rara aqui no Brasil.


Mequinho também jogará! E não preciso nem dizer que torço muito por ele. Em 2008, nesse mesmo torneio da festa da uva, ele foi o vice-campeão, mas na hora da premiação foi mais aplaudido do que o próprio campeão Rafael Leitão. Sinal da grande popularidade desse enxadrísta gaúcho e brasileiro que teve o terceiro melhor rating do mundo em 1977, atrás apenas de Karpov e Korchnoi. O que poucos sabem é que eu comecei a jogar xadrez graças a uma reportagem que o globo esporte fez sobre sua volta aos tabuleiros em 2000, depois de sua retirada do esporte por problemas de saúde. Logo depois que assisti à reportagem fui informado por um colega (na época estava na sétima série) que a professora de educação física do nosso colégio ensinava xadrez. Foi aí então que fui apresentado pela primeira vez a esse esporte-arte-ciência que hoje é parte indelével da minha vida.



Outras presenças ilustres confirmadas para o torneio são:

GM Ulf Anderson - Suécia
GM Giovani Vescovi - Brasil
GM Gilberto Milos - Brasil
GM Rafael Leitão - Brasil
GM André Diamant - Brasil
GM Andrés Rodrigues - Uruguai
GM Diego Flores - Argentina

Uma verdadeira constelação!

Maiores informações e folder confira AQUI.

Abraço a todos e hasta luego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário